Fundação

O Centro de Estudos Japoneses da USP, representado inicialmente pela sigla CEJ-USP, foi fundado pelo Prof. Dr. Teiiti Suzuki, tendo sido oficializado pelo decreto No. 50.863, de 18-11-1968, como uma entidade auxiliar ao Curso de Língua e Literatura Japonesa, da outrora Seção de Estudos Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a Reforma Universitária de 1970, o CEJ-USP foi posteriormente remanejado para o Departamento de Linguística e Línguas Orientais.
Em 1988, ocorreu um desmembramento desse Departamento em três outros, e formou-se o Departamento de Línguas Orientais, denominação modificada para Departamento de Letras Orientais em 2000. Nesse início do milênio, o Centro de Estudos Japoneses adotou a sigla CEJAP-USP, e atualmente, constitui-se como Centro Complementar da área de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

A criação do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, ocorrida em 1996, trouxe outro papel importante para o CEJAP-USP: fornecer apoio logístico para o referido Programa, no desenvolvimento de suas atividades de docência e pesquisa. Atualmente, o CEJAP-USP dispõe nas suas dependências gabinetes para  todos os docentes efetivos, além da sala de apoio aos docentes colaboradores e sala multimídia para ministração de aulas do Programa.

Ainda, desde 1979, o CEJAP-USP realiza por meio de seus membros pesquisas da área de Estudos Japoneses, tendo publicado vários livros (link publicações CEJAP) e o periódico Estudos Japoneses, pioneiro no gênero.

Sedes

As atividades do Centro de Estudos Japoneses da USP foram iniciadas efetivamente em 1969, em instalação provisória à Rua Mário Amaral, n. 171, Paraíso, São Paulo, de onde se transferiu primeiramente para o Bloco A do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), em 1972, e, logo depois, para as salas 308 a 311 do Bloco B.

A partir de 1976, o CEJ-USP passou a ocupar as dependências da Casa da Cultura Japonesa, situada à Avenida Profº. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, onde continua desenvolvendo suas atividades até o presente.

Casa de Cultura Japonesa

O prédio da Casa de Cultura Japonesa foi construído e inaugurado em 1976 pela Aliança Cultural Brasil-Japão, atendendo à proposta lançada pelo então reitor da USP, Prof. Dr. Miguel Reale, que propunha a construção de espaços culturais de diversos países, entre eles, Alemanha, Itália e Japão.

A construção da Casa de Cultura Japonesa contou com doações substanciais do Governo Japonês, Nippon Keidanren (Federação das Organizações Econômicas do Japão), Banpaku Kikin (Organização Comemorativa da Exposição Mundial de 1970), Nippon Usiminas e de entidades e pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do Japão.

Mantida pela Aliança Cultural Brasil-Japão por longos anos e posteriormente com o suporte da organização não-governamental OISCA, a Casa de Cultura Japonesa passou a ser administrada pela FFLCH-USP a partir de novembro de 2004.

Casa de Cultura Japonesa (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Instalações do CEJAP-USP

Em 1979, o CEJ-USP recebeu a doação de Sala de Cerimônia do Chá da Fundação Urasenke do Japão, curso este que comemorou 40 anos em 2019.

Ainda, por ocasião de sua instalação na Casa de Cultura Japonesa, o CEJ-USP foi contemplado com o Laboratório de Línguas, da Sony Corporation, e Sala de Som do Auditório “Prof. Kensuke Tamai”, da National.

Em 2011, com o programa de Apoio Financeiro da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, do governo japonês, e da Fundação Kunito Miyasaka, o espaço do referido Laboratório de Línguas foi reformado, dando lugar à Sala Multimídia, e foi instalado também um projetor multimídia no Auditório “Prof. Kensuke Tamai”, palco de diversos eventos realizados por toda a comunidade uspiana.

Desde a inauguração da sede na Casa de Cultura Japonesa, o CEJAP-USP mantém a Biblioteca Teiiti Suzuki, que conta com o maior acervo de obras relacionadas com o Japão na América do Sul.