Bolsa PUB e suas modalidades de participação em Pesquisa, Ensino e Extensão

 

15/08 (segunda-feira), 10h às 12h

Palestra
Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa (119 lugares / sem necessidade de inscrição)


Resumo:

O Programa Unificado de Bolsas para Estudantes de Graduação (PUB) é uma política de permanência estudantil dos alunos da Graduação da  Universidade de São Paulo. Além de contar com uma bolsa, os alunos podem estudar, pesquisar e se engajar nas atividades de extensão, acumulando experiências acadêmicas e profissionais. A presente mesa visa relatar experiências na ótica dos discentes sobre as três modalidades: pesquisa, ensino e extensão.  

Mediação:
Leiko Matsubara Morales (mediação)


1. PUB-Extensão:  "Ensino de língua e cultura japonesa em redes públicas de ensino, com foco nos CEUs (Centro de Educação Integrado do município)"


Yago Strautmann Ramos

Graduando do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com habilitação em Português e Japonês. Integrante do Nihongo Sapōto - 日本語サポート desde setembro de 2021, foi agraciado em setembro de 2021 com uma bolsa PUB do projeto de extensão denominado Ensino de língua e cultura japonesa em redes públicas de ensino, com foco nos CEUs (Centro de Educação Integrado do município), ofertada pela Universidade de São Paulo. 


2. PUB- Ensino: "Produção de material didático a partir da análise de erros dos alunos de língua estrangeira, com foco em língua japonesa"

 

Bruna Silva dos Santos 

Graduanda em Letras Português-Japonês da USP. Bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB) no projeto "Produção de material didático a partir da análise de erros dos alunos de língua estrangeira, com foco em língua japonesa" na modalidade de ensino. Participante do projeto Nihongo Sapōto (日本語サポート) desde 2020.


3. PUB-Pesquisa:  "Estudo da metalinguagem e dos conceitos aplicados ao ambiente de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira (LE)"

Monique Mosso 

Graduanda do 4º ano em Letras Português-Japonês da USP, bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB) no projeto "Estudo da metalinguagem e dos conceitos aplicados ao ambiente de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira (LE)" na modalidade de pesquisa. Participante do projeto Nihongo Sapôto (日本語サポート) desde 2021.