Cerimônia do Chá

Cerimônia na Sala do Chá, na Casa de Cultura Japonesa da USP. (Foto: divulgação)

19/08 (sexta-feira)

Demonstração e degustação

  • 14h às 15h
  • 15h às 16h
  • 16h às 17h 

Local: Sala do Chá - Casa de Cultura Japonesa (12 vagas / com necessidade de inscrição de 04 a 10/08 neste formulário*)


O Chadô, o Caminho da Cerimônia do Chá é a cultura tradicional representativa do Japão, transmitida de 500 anos atrás até o presente.


Em 1954, por ocasião do IV Centenário da cidade de São Paulo, os imigrantes japoneses se empenharam ao máximo para construir um pavilhão japonês no Parque do Ibirapuera e o presentearam à cidade. Para a inauguração da sala de chá no Pavilhão Japonês, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô (posteriormente, XV Grão-mestre da Urasenke) e seu irmão mais novo, o Mestre Naya Yoshiharu, vieram ao Brasil como enviado cultural da cerimônia do chá. para divulgar a cultura do Chadô. Começou, assim, a difusão da Cerimônia do Chá no Brasil.


A partir de setembro de 1979, iniciou-se o Curso regular de Chadô com a professora Francesca Cavalli para alunos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) e, ao mesmo tempo, iniciou-se o curso extracurricular de Chadô no Centro de Estudos Japoneses; na época, sob a supervisão do
diretor Teiichi Suzuki, e ministrado pelo mestre Sôkei Hayashi, e a professora Sôen Hayashi enviados do Japão e a professora Bertha (Sôchu) Nakao. Atualmente o curso é dado pelos Mestres Sôkei Hayashi, Sôichi Hayashi e a professora Bertha Hoshi.


A Cerimônia do Chá não é apenas para mitigar a sede, é uma expressão cultural abrangente que inclui atividades criativas para desenvolver sua personalidade e aprimorar sua espiritualidade.


* As vagas dos eventos com necessidade de inscrição serão concedidas por ordem de recebimento do formulário. Os selecionados serão informados no dia 11/08 por e-mail e deverão confirmar o interesse. A não confirmação implicará na perda da vaga e na chamada da lista de espera.