Humanidades digitais - reconhecimento computacional para o estudo do koronia-go

A origem: apresentação conjunta do pôster "Práxis do cotidiano nipo-brasileiro: uma proposta de preservação da memória" no I Congresso em Humanidades Digitais (2018).

17/08 (quarta-feira), 15h15 às 16h

Palestra

Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa (119 lugares / sem necessidade de inscrição)

Resumo:

Esta pesquisa faz parte do projeto “Humanidades Digitais: digitalização e preservação de documentos da comunidade nikkei (nipo-brasileira)” cujo principal objetivo é o de preservar e pesquisar documentos de organizações - em sentido amplo - nipo-brasileiras. A preservação se utilizará da tecnologia de informação para a digitalização de documentos, a construção de um portal (site) na USP, tendo como finalidade disponibilizá-los, principalmente, aos pesquisadores. As humanidades digitais consistem na aplicação de tecnologias de informação para pesquisa e estudo das ciências humanas, um campo, portanto, interdisciplinar. As informações e dados contidos nos documentos das organizações nipo-brasileiras são importantes para se conhecer a evolução não somente dessas organizações, mas também para analisar o contexto histórico, social, econômico, político da comunidade nipo-brasileira e também do Brasil. Como etapa preliminar de pesquisa, será realizado um estudo das possibilidades oferecidas pela tecnologia de reconhecimento de imagens para uma análise documental, aplicando ao livro Cotia sangyô kumiai chûoukai - 60nen no ayumi コチア産業組合中央会ー60年の歩み (Cooperativa Agrícola de Cotia-Cooperativa Central: percurso de 60 anos) em busca dos chamados koronia-go, como também palavras e expressões portuguesas incorporadas nos seus textos. Na mesa, será discutida uma mostra de como é essa pesquisa.

Responsáveis:

Eliza A. Tashiro Perez

É docente da Habilitação de Japonês do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. Desenvolve pesquisa em Linguística, com ênfase em Historiografia da Linguística da língua japonesa do Japão e do Brasil.

Nina S. T. Hirata

É Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde atua no ensino da Graduação e da Pós-Graduação e, em pesquisa, desenvolve estudos nas áreas de Aprendizagem de Máquina e Processamento e Análise de Imagens.

Silvio Y. M. Miyazaki

É professor de Economia da Escola de Artes, Ciência e Humanidades e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. É Livre Docente em Teorias do Comércio Internacional pela USP, tendo feito estágio pós-doutoral na Harvard University.