Hyakunin Isshu e o Karuta Contemporâneo

17/08 (quarta-feira), 21h às 22h30    

Oficina

Local: Sala 264 do Edifício Prof. Antonio Candido - Prédio de Letras (15 vagas / com necessidade de inscrição de 04 a 10/08 neste formulário*)

19/08 (sexta-feira), 8h30 às 10h

Oficina

Local: Sala Multimídia e sala 13 - Casa de Cultura Japonesa (15 vagas / com necessidade de inscrição de 04 a 10/08 neste formulário*)


Resumo:

Esta oficina tem por objetivo promover a antologia poética Ogura Hyakunin Isshu, compilada no Japão no século 13, e o jogo de cartas poéticas karuta, focando-se especialmente em sua modalidade competitiva, o Kyōgi Karuta. Busca-se expor o karuta para todos os interessados, tanto em sua vertente literária, quanto em sua prática esportiva. Sobre o
primeiro aspecto destacado, pretende-se contextualizar a criação da coletânea que é utilizada pelo jogo, bem como apresentar os 100 poemas que a compõem. No escopo esportivo, pretende-se explicar o histórico, o cenário de prática (dentro e fora do Brasil) e as regras. Ao final, será realizada uma demonstração. Além disso, será divulgado o grupo de pesquisa interinstitucional entre a USP e a UFRGS, montado ao redor desse tema.

Tendo sido popularizado pelo mangá e anime Chihayafuru, o karuta tem crescido e ganhado jogadores ao redor do mundo, com uma presença ainda pequena, mas em expansão no Brasil, centrada em nichos nas comunidades de interesse na cultura japonesa.


* As vagas dos eventos com necessidade de inscrição serão concedidas por ordem de recebimento do formulário. Os selecionados serão informados no dia 11/08 por e-mail e deverão confirmar o interesse. A não confirmação implicará na perda da vaga e na chamada da lista de espera.