Literatura Hibakusha -vítimas da bomba atômica-

Em 2022, completam-se 77 anos que as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki foram bombardeadas pelos Estados Unidos, nos dias 6 e 9 de agosto, respectivamente. 

As bombas atômicas representam o ápice tecnológico para a promoção do extermínio em massa, restando aos sobreviventes feridas físicas e emocionais profundas, que ultrapassam gerações. Os hibakusha (vítimas da bomba atômica) sofreram consequências inimagináveis diante de uma arma letal com efeitos, até então desconhecidos.

Para que esse terror não se repita, é imperativo que a humanidade conheça a história dos sobreviventes. O registro  direto dos hibakusha, bem como a narrativa criada por escritores que se basearam em seus diários constituem a chamada literatura hibakusha.

O livro Chuva Negra, de Ibuse Masuji, publicado duas décadas após o lançamento das bombas, em 1965, é um livro canônico sobre o tema. Ao se distanciar temporalmente do evento, foi possível ao autor observar o impacto das bombas em gerações seguintes e pesquisar diários dos sobreviventes para a sua escrita.

Eduardo Macena e Fernanda Gonçalves Barbosa, da Habilitação em Português e Japonês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo discutem a obra no vídeo a seguir:

Roteiro e Pesquisa: Eduardo Macena Duarte, Fernanda Gonçalves Barbosa e Lilian Yamamoto

Gravação: Eduardo Macena Duarte e Fernanda Gonçalves Barbosa

Edição: Eduardo Macena Duarte

O tema será abordado na Mesa Memória dos Hibakusha (vítimas da bomba atômica) - psicologia e literatura, a ser realizada na I Semana da Cultura Japonesa da USP (15-19 de agosto) no dia 15 de agosto.

Palestras

Palestra 1: “Shozo Kawamoto: sobrevivência, solidariedade e responsabilidade social” 

Dra. Cristiane Izumi Nakagawa
Psicóloga, mestre, doutora e pós-doutoranda pelo IP-USP

Psicanalista e Psicóloga Social

Palestra 2: "A Literatura hibakusha (sobreviventes da bomba) e a obra Chuva Negra (1965) de Ibuse Masuji" 

Dra.Lilian Yamamoto

Professora do DLO-Letras-Japonês, USP
 

Local:

8h30-10h- Auditório da Casa de Cultura Japonesa (119 lugares / sem necessidade de inscrição)Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.

19h30-21h - Local: Sala 266 do Edifício Prof. Antonio Candido - Prédio de Letras (65 lugares / sem necessidade de inscrição)