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Imagem com um templo de fundo e os dizeres: MESA DE DEBATES: “CONFLUÊNCIAS LITERÁRIAS BRASIL-JAPÃO”  – espaços e culturas em Mário de Andrade e Yasunari Kawabata –  data 08/06/2024 (sáb.) 14h-16h30 Salão Nobre do Edifício Bunkyo Evento gratuito  - presencial
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Imagem com fundo de um templo japonês e os dizeres: MESA DE DEBATES: “CONFLUÊNCIAS LITERÁRIAS BRASIL-JAPÃO”; Duas fotos: Uma do autor Mário de Andrade e a outra do autor Yasunari Kawabata; abaixo das fotos os escritos: Mario de Andrade, um dos maiores escritores do Brasil e Yasunari Kawabata (1899 - 1973) autor japonês laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 1968 se preocuparam com a identidade de seus países e por eles viajaram retratando a cultura de seu povo. Vamos conversar sobre o que os aproxima? Esse é o destaque desse encontro

 

 

MESA DE DEBATES: “CONFLUÊNCIAS LITERÁRIAS BRASIL-JAPÃO”

– espaços e culturas em Mário de Andrade e Yasunari Kawabata –

📅 08/06/2024 (sáb.) 14h-16h30

📌 Salão Nobre do Edifício Bunkyo

Evento gratuito - presencial

Palestrantes:

- Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes – Instituto de Estudos Brasileiros – IEB da Universidade de São Paulo.

- Profª. Dra. Neide Hissae Nagae – Departamento de Letras Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.

Debatedor:

- André Telucazu Kondo – Editor da Telucazu Edições.

Mediadora:

- Profª. Dra. Gisele Giandoni Wolkoff – Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Federal Fluminens

Esta mesa de debates, realizada pela Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo, traz ao público o autor Mário de Andrade, um dos maiores escritores do Brasil e Yasunari Kawabata (1899-1973), autor japonês laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 1968.

Ambos se preocuparam com a identidade de seus países e por eles viajaram retratando a cultura de seu povo. Kawabata possui uma dúzia de obras traduzida para o português, a começar pela Dançarina de Izu e Contos que cabem na palma da mão, ambas de 1926, e foi o representante de um novo movimento literário iniciado na década de 1920. O autor japonês valorizou as tradições populares nas tramas de suas obras em prosa e é contemplado aqui para contracenar com o célebre poeta de Paulicéia Desvairada de 1922 e autor de Macunaíma de 1928 e um dos grandes representantes do modernismo no Brasil.

Quais seriam as possíveis aproximações dessas duas personalidades literárias do Brasil e do Japão?

São elas o destaque desse encontro.