Oficina de Caligrafia (Shodô)
(IV Semana da Cultura Japonesa da USP 2025)
07/08 (Quinta-feira) - 09h às 11h30
Oficina de Caligrafia (Shodô) - (23 vagas)
Inscrição: De 30/07 a 02/08, via formulário (*veja as informações ao final da página)
Local: Salas 13 e 14 da Casa de Cultura Japonesa (1° Andar)
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.
Resumo
Shodô(書道)ou escrita caligráfica tem uma longa tradição no Japão, originada inicialmente com a tradição chinesa, na escrita dos ideogramas, mas hoje inclui também a escrita dos fonogramas (hiragana e katakana). Há três estilos ou formas básicas de escrita, que são kaisho, gyôsho e sôsho(楷書・
Ministrantes
Profa. Ikuko Yamamoto - Nascida no Japão, imigrou para o Brasil em 1955 e iniciou os estudos de shodô em 2001 na Associação de Ibaraki Kenjinkai. Tendo recebido vários prêmios na maior exposição de shodô do Japão, Mainichi Shodô-ten, obteve o grau de licenciatura de shodô pela escola de estilo Hokushin. Foi professora de shodô no Colégio Oshiman por 15 anos e continua lecionando na Escola de Língua Japonesa de Saúde.
Profa. Ritsuko Nishitani - Nascida na Coreia e crescida em Kôchi, Japão, imigrou para o Brasil em 1957 e iniciou seu estudos de shodô em 2001 na Associação de Tottori Kenjinkai, passando posteriormente para a Associação de Ibakaki Kenjinkai, para ter orientações de professores Nemoto, Kobayashi, Wakamatsu e outros. Tendo recebido muitos prêmios na Exposição Mainichi Shodô-ten, obteve o grau de licenciatura de shodô.
Ambas orientam alunos de shodô na Associação de Ibaraki Kenjinkai e participam de vários eventos em outras localidades para a divulgação de shodô.
*As vagas dos eventos com necessidade de inscrição serão distribuídas por sorteio. Em caso de turmas lotadas, será formada uma lista de espera também por sorteio. Os selecionados serão informados por e-mail no dia 03/08 e deverão confirmar o interesse. A não confirmação implicará na perda da vaga e na chamada da lista de espera.