Palestras em homenagem aos 114 anos da Imigração Japonesa no Brasil
Em homenagem aos 114 anos da Imigração Japonesa no Brasil, irão ocorrer três palestras de especialistas em estudos japoneses nos dias 29 e 30 de junho de 2022.
O evento é online, gratuito e promovido pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH-USP), Centro de Estudos Japoneses da USP e Centro de Estudos Nipo-brasileiros.
As inscrições para as palestras podem ser feitas de 23 a 28 de junho, no link: https://shorturl.at/hmpyO
29/06/2022 às 18h - Mulheres nikkei e o alimento: a relação das gerações familiares com a comida. Lara Nishimura (USP)
A pesquisa realizada buscou, em um primeiro momento, entender como a alimentação dos imigrantes japoneses se deu após a sua chegada no Brasil e, posteriormente, como os hábitos alimentares dos imigrantes foram transmitidos para seus descendentes a partir do ponto de vista das mulheres.
29/06/2022 às 18:45 - Imigração Japonesa no Amazonas: ressignificação culinária. Profa. Me. Linda Midori Tsuji Nishikido (UFAM)
Os imigrantes japoneses no Amazonas, com o desejo de consumir alimentos habituados em sua terra natal, procuraram reinventar com os ingredientes locais, surgindo assim shoyu de tucupi, miso de feijão-de-praia, tsukemono de mamão verde em pasta de banana madura, ressignificando a culinária japonesa.
30/06/2022 às 18h - Vocabvlario da Lingoa de Iapam. Profa. Dra. Eliza Atsuko Tashiro-Perez (USP)
A pesquisadora, juntamente com o Prof. Dr. Jun Shirai (Hiroshima University, Japão), localizou o quinto exemplar do primeiro dicionário bilíngue japonês-português, publicado em 1603 pela Companhia de Jesus, em Nagasaki. Este exemplar raro se encontra no acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e agora foi impresso em edição fac-similar com fotos de alta definição e textos críticos de especialistas do Brasil e do Japão.