Minicurso DAISY para aprimoramento de língua japonesa - Nível básico

Palestra

Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa (119 lugares / sem necessidade de inscrição)

Resumo:

Projeto Interinstitucional Universidade Ritsumeikan (Kyoto), Universidade Osaka Kyoiku e Curso de Letras Japonês da Universidade de São Paulo.

O programa DAISY (Digital Accessible Information System) é um conjunto de padrões internacionais para a confecção de materiais digitais que combinam texto, áudio e imagem. Esse projeto visa utilizar-se do DAISY para a confecção de livros e atividades materiais didáticas para o ensino de línguas estrangeiras.
Originalmente, o programa foi desenvolvido como uma ferramenta de apoio para portadores de deficiência visual, deficiência auditiva, ambliopia, dificuldades de aprendizado (em particular a dislexia), dentre outros, mas, atualmente, no Japão, o programa Daisy (Digital Accessible Information System) vem desenvolvendo conteúdo para o ensino de língua e manutenção de língua materna para estrangeiros que nasceram no Japão.
A primeira etapa do Programa DAISY para ensino de língua japonesa consiste em criar materiais exclusivos para os alunos do curso de Letras japonês da USP e assim diminuir as barreiras da língua e aprendizagem. A segunda etapa é desenvolver materiais didáticos para outras instituições de ensino de língua japonesa e, posteriormente, criar um material flexível para alunos em qualquer nível de proficiência e facilitar o acesso ao ensino de língua japonesa por meio de um sistema alternativo e mais autônomo que possibilite ao aluno e aos professores tornarem-se agentes desenvolvedores do seu próprio ensino.

Coordenadores: Lica Hashimoto (USP), Wataru Kikuchi (USP), Wataru Ozawa (Universidade Ritsumeikan - Kyoto), Fumio Imaeda e Yuji Kanamori (Universidade de Osaka Kyôiku).

Membros: Davi Rodrigues, Rafael Sandim, Emelly Godinho, Vivian Kaori e Mariana Navarro.