Dança tradicional japonesa

(IV Semana da Cultura Japonesa da USP 2025)

Dança tradicional japonesa - Daniel Aleixo e Satie Hideshima

 

06/08 (Quarta-feira) - 19h30 às 21h

Sessão "Dança tradicional japonesa".

Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa (119 lugares / sem necessidade de inscrição)
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.


Resumo 

A presente atividade prático-teórica reúne dança e teatro a partir da manifestação tradicional japonesa kabuki. Inicialmente, proporemos um olhar sobre a história do kabuki, cuja origem marginal remonta ao século XVII, assim como seu vínculo intrínseco com as artes do corpo, suas estratégias de perpetuação, disseminação, e êxodo das escolas de dança tradicional japonesa pelo mundo, dando atenção especial ao trajeto da Cia. Fujima de Dança Kabuki no Brasil. Na sequência, apresentaremos três números de dança no estilo técnico (suodori): dois clássicos – Leão de Echigo (Echigo Jishi) e Donzela das glicínias (Fuji Musume) – e um contemporâneo – Feliz Natal (Merry Christmass).


Ministrantes

Daniel Aleixo

Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP. Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela USP. Intercâmbio em Estudos Globais pela Tokyo University o Foreign Studies e em Pesquisa de Materiais Não-Escritos pela Kanagawa University. Há quase dez anos, integra o Núcleo Experimental de Butô e a Cia. Fujima de Dança Kabuki com dançarino e pesquisador. Ministra cursos livres sobre teatro kabuki e ankoku butō e faz parte do projeto Recital Kabuki & Cello com Naomi Diem, iniciado em 2023. Suas pesquisas e criações artísticas estão alicerçadas na contracultura japonesa, em especial, dança, teatro e cinema.

Sessão Dança tradicional jap -minibio Daniel Aleixo


Satie Hideshima

Dançarina e assessora executiva da Cia. Fujima de Dança Kabuki e filha da professora Yoshikoto Fujima. Há quase cinquenta anos, atua como dançarina de nihon buyō e kabuki buyō. Atualmente, trabalha para a atualização do corpo docente da escola sendo a sua principal herdeira pedagógica. Realiza participações anuais do Odorizome, Bunka Matsuri, Nihon Matsuri e demais festividades realizadas em parceria com o Bunkyo São Paulo e outras instituições nacionais voltadas para a disseminação da cultura japonesa. Além disso, foi orientadora de visagismo da ópera Madame Butterfly no Theatro Municipal de São Paulo em 2024.

Sessão Dança tradicional jap- Minibio Satie Hideshima


Por: CEJAP USP
Data de Publicação: 28/07/2025